0

Cuidados com os Cabelos - Parte II


Bom, hoje vamos para a 2ª parte dos cuidados com os cabelos.  Ontem , eu falei dos tipos de cabelos e ainda ficou faltando coisas então, se vamos! 

- Cabelos Secos
 Quando a secreção de óleo é insuficiente, os fios não têm uma lubrificação natural. Nesse caso, o couro cabeludo pode parecer esticado e os cabelos se tornam sem brilho e frágeis. São difíceis de desembaraçar e o esforço empregado para pentear aumenta o dano aos fios. Cabelos danificados por fatores mecânicos (escovação, secador e chapinha) ou químicos (permanente, tintura e alisamento) também podem adquirir a aparência de secos.  Os produtos indicados para os cabelos secos, ressecados ou danificados são os que possuem ingredientes condicionantes, emolientes e hidratantes, que ajudam a deixar os cabelos macios, fáceis de pentear e livres de eletricidade estática, que é responsável por deixar os fios arrepiados e rebeldes.


- Cabelos Mistos
 Neste tipo de cabelo a secreção de óleo tende a ser excessiva no couro cabeludo e as pontas tendem a ser mais ressecadas. Este tipo de cabelo pode ser cuidado com produtos diferentes. Você pode lavar o couro cabeludo com um shampoo para cabelos oleosos e o comprimento e pontas com um shampoo específico para cabelos secos, e finalizar com um condicionador para cabelos secos. A hidratação também é possível, é só você tomar o cuidado de aplicar a linha de creme para pentear e a linha de tratamento somente nas pontas.


Tá afim de reconhecer o seu tipo de cabelo ?  Então vamos lá!

- Como reconhecer o seu tipo de cabelo

Há características específicas que podem levar a uma análise correta. Apresentamos uma avaliação prática de como reconhecer seu tipo de cabelo:

  Após lavar e secar os cabelos, selecione quatro mechas de pontos diferentes da cabeça, sendo, preferencialmente, uma de cada lateral, uma da parte de trás e a outra da parte superior. 

Com as pontas dos dedos, avalie a raiz do cabelo e verifique o seguinte: se estiver áspera, significa que seu cabelo é seco na raiz; se apresentar oleosidade, que pode ser vista através de um excesso de brilho no dedo, significa que seu cabelo é oleoso na raiz; se estiver macio e sem oleosidade, seu cabelo é normal na raiz.

Continuando, verifique com os dedos a região das pontas: se as pontas estiverem opacas, é porque seu cabelo é seco nas pontas; se estiverem macias, sem ressecamento, é porque é normal nas pontas.


 Dica: 
Se quiser aprofundar-se na avaliação, consulte seu cabeleireiro, esteticista ou, se precisar, um dermatologista, pois há outros fatores que devem ser avaliados, tais como: comprimento, cor aparente, presença de cabelos brancos, estilo, pontos brancos que antecedem as pontas duplas, cabelos quebradiços e caspa.  De posse de todos esses dados, você começa a conhecer melhor seu cabelo.




As dicas de hoje ajudaram vocês? semana que vem vou falar da curvatura dos fios de cabelo , estrutura do cabelo , a importância do corte e o corte para cada tipo de rosto. 
Espero que eu e a Seda estejam ajudando todas vocês.  


                                                           Novo Seda






0 comentários:

Postar um comentário